COMO ESCOLHER UM ESTABILIZADOR DE TENSÃO

 


O que faz um estabilizador de tensão

 

 

 

A energia elétrica que vem dos postes pode sofrer variações por diversos fatores, fazendo com que a tensão da rede venha menor ou maior do que tensão nominal. Por exemplo, no período de chuvas, as flutuações de energia por conta de quedas de árvores podem fazer com que a tensão da rede elétrica de sua casa atinja 140V, invés dos 127V da tensão nominal.

Isso pode fazer com que aparelhos eletrônicos mais sensíveis venham a sofrer algum tipo de interferência e até entrar em curto.

Da mesma forma, os raios podem atingir a rede elétrica e correr por entre a fiação até atingir sua residência, fazendo com que tenha um surto e queimando os aparelhos eletrônicos.

O estabilizador de tensão recebe a energia que vem da rede, analisa, e estabiliza essa tensão, protegendo seus eletrônicos de surtos, sobretensão e subtensão.

 

 

A proteção do estabilizador de tensão

 

Os tipos de correção que o estabilizador oferece basicamente se resumem à:

 

Subtensão: Quando a tensão é muito baixa, o autotransformador aumenta a tensão para se adequar à faixa segura.

 

Sobretensão: Se a tensão é muito alta, o autotransformador reduz a tensão.

 

Surtos e Picos: Além de subtensão e sobretensão, o estabilizador pode conter filtros para proteger contra surtos elétricos e picos de tensão, que são aumentos de tensão de curta duração.

 

 

 
Como funciona o estabilizador de tensão

 


1 - Entrada de energia da rede

2 - Tomadas de saída de energia estabilizadas, onde serão ligados os aparelhos que precisam da proteção do estabilizador

 

 


Como comprar um estabilizador de tensão

 

Para comprar um estabilizador de tensão voce precisa saber qual a potência, em VA (Volt-Ampere), que o estabilizador deve suportar. Para isso, vamos supor que você deseja comprar um estabilizador para seu PC e sua Impressora.

 

 

Caracteristicas da impressora:

Tensão CA 110-120V, 50/60Hz

Consumo de energia 380W

 

 

Características da fonte do PC

Tensão ‎ 110 Volts, 220 Volts

Potência nominal em watts 750 watts

Potência de saída em Watts 750 Watts

PFC Ativo: Sim

 

 

Assim, somadas, as potências dos equipamentos totalizam 1130 Watts. Mas como a potência do Estabilizador é dada em VA, ainda precisamos fazer uma pequena conta. Na fonte de PC, repare que ela possui PFC ativo, significando que o PFC (Fator de Correção de Potência) dela é da ordem de 95%. Fontes que não tem PFC ativo tem PFC de 60%. Na impressora, vamos considerar o PFC de 60% também.

 

Assim temos:

PC = 750W / 0,95 = 790VA

Impressora = 380W / 0,60 = 635VA

 

Somados, precisamos de um estabilizador de pelo menos 1425VA. Colocar uma margem de pelo menos 20% no estabilizador é bastanrte prudente.

 

 

 

Agora, vamos dar uma lolhada nas especificações de um estabilizador:

 

Potência de 2000VA

Quantidade de tomadas: 6 tomadas 10A - NBR 14136

Tensão de entrada: 115V

Tensão de saída: 115V

Filtro de linha integrado: Sim

Proteção contra Subtensão 115V: 91V

Proteção contra Sobretensão 115V: 143V

Rendimento: >92%

Frequência de rede: 50Hz ou 60Hz(+/-5%) com detecção automática

Supressor de transientes para rede elétrica: 150Vrms, 35J*, 2,5kA**

Grau de proteção: IP 20

 

 

Observando todas as especificações, vemos que a subtensão dele é de 91V, a sobretensão é de 143V, proteção contra surtos de até 2,5KA. Agora observe o seguinte, a potencia dele é de 2000Va, com rendimento de 92%, ou seja:

 

estabilizador = 2000 * 0,92 = 1840W

 

Reparem que o Fator de Correção desse modelo de estabilizador é de 0,92. Existem ainda no mercado estabilizadores com fator de correção de 0,60 (que nesse caso daria hipoteticamente 1200 Watts).

 

Se esse fosse um estabilizador com fator de correção 0,60, já estaria com a potência no limite de nossos equipamentos (750W + 380W = 1130W).

 

Assim, sempre verifica a potência do aparelho e do estabilizador e seus devidos fatores de correção de potência.

 

Anterior Próxima